Prorrogado prazo para entrega de trabalhos para a Conferência do Arroz Orgânico

Novo prazo é 31 de janeiro e o evento acontecerá de 13 a 16 de março em Porto Alegre.

Foi prorrogado para até 31 de janeiro o prazo para submissão de trabalhos sobre o tema arroz orgânico para a 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018), que ocorrerá de 13 a 16 de março em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, localizado na Assembleia Legislativa do RS. A data final para a entrega dos trabalhos era até 12 de janeiro, mas devido às festas de fim de ano e solicitações de pesquisadores nacionais e internacionais esse prazo foi estendido. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Embrapa e Ministério da Agricultura, entre outras entidades, são apoiadores do evento.

Para a Conferência são aguardados participantes de diversas nacionalidades, entre eles produtores, pesquisadores, estudantes, professores, organizações deste campo de atividade, associações dos diversos setores como comércio, indústria, e consumo, além de entidades territoriais e autoridades locais. Um dos destaques da programação será a participação de Jessica Lundberg, da Lundberg Family Farms, propriedade familiar comprometida com a produção de arroz orgânico e produtos derivados. A fazenda fica na Califórnia, nos Estados Unidos, e possui 6.000 hectares, sendo 2.000 ha próprios e 4.000 ha em parceria com outros produtores. Além da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que apresentará dados mundiais da agricultura do arroz orgânico.

“Será um evento de muita representatividade e significado especial por ser a primeira vez que é realizado no Hemisfério sul. Ainda não está definido, mas deverá abordar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e uma visão da produção orgânica e agroecológica no mundo com o recorte na Produção Orgânica”, ressalta o engenheiro agrônomo do Irga e coordenador geral da ORP 3 Brasil 2018, André Oliveira.

O encerramento acontecerá no dia 16 de março na 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico (orgânico), no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), pertencente à Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande. A saída será às 8 horas do Teatro Dante Barone até o local.

Anualmente são cultivados 1.600 ha de arroz orgânico devidamente certificados no Assentamento Filhos de Sepé. No último dia do evento também haverá uma visitação à Unidade de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, que fica dentro da APA (área de proteção ambiental) do Banhado Grande.

A ORP possui alta relevância na cadeia produtiva do arroz orgânico. Suas edições passadas ocorreram na França (2012) e Itália (2015). As inscrições para participar da Conferência devem ser realizadas no site https://www.orp3brasil.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter