Seminário Regional do Arroz será na Sociedade Onze União

O manejo antecipado da cultura será o tema principal do 7º Seminário Regional de Arroz Irrigado que acontecerá na 16ª Fecarroz.

O manejo antecipado da cultura será o tema principal do 7º Seminário Regional de Arroz Irrigado que acontecerá durante a realização da 16ª Festa Catarinense do Arroz (Fecarroz). A data e local já estão definidas: 26 de abril, na Sociedade Onze União, Bairro Patrimônio. Vai iniciar às 14h30min. A realização é da Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Epagri, junto com os parceiros. O secretário Vilson Eichstädt, que coordena a comissão de agricultura da Fecarroz, informa que o evento é aberto a toda a cadeia produtiva do arroz e demais interessados no assunto.

A programação oficial do dia será divulgada brevemente. O manejo antecipado do solo promove a sustentabilidade ambiental na lavoura, tendo uma série de vantagens junto com a época correta da semeadura, como menor risco de ocorrência de doenças e reduzindo o uso de defensivos. DESFILE – A comissão de agricultura organiza também o desfile do Mai-Baum para o dia 1º de maio, a partir das 9h30min. A Secretaria da Agricultura e o Clube dos Carroceiros 13 de Maio estão juntos. Tratores agrícolas, empresas e outros podem participar e prestar homenagem ao trabalhador, pela sua data. "Quem estiver interessado pode procurar desde já a Secretaria de Agricultura para se inscrever", registra Vilson.

Aves aquáticas e emu estarão expostas na 16ª Fecarroz

Uma das grandes atrações da Fecarroz é a exposição agropecuária. Ela chama muito a atenção e atrai milhares de pessoas. Na edição deste ano, de acordo com o coordenador de agropecuária, Vilson Eichstädt, serão muitas atrações. A Fecarroz abrirá no dia 26, mas a mostra agropecuária vai iniciar no dia 28 de abril devido ao período prolongado que acaba estressando os animais.

"Teremos bovinos, ovinos, equinos, coelhos, aves aquáticas e em geral, cães, pássaros, como também passeios de charretes, montaria em pôneis, faisão e também o emu, a segunda maior ave que vive hoje. É uma ave nativa da Austrália”, registra Vilson. Um casal de emu será a atração. Elas não voam.

Emus são aves de cor castanha, de penas macias, que alcançam de 1,5 a 2 metros de altura e pesam até 60 kg, com o macho marginalmente menor. É conhecido como um cachorro de penas e tem temperamento dócil. A cessão das aves é de um criador de Massaranduba. A exposição agropecuária ocupará o mesmo espaço de 2016, como também a mostra de pássaros (no Pavilhão A).

Carreteiro "gigante" terá 600 quilos de arroz

Os alimentos que serão utilizados na preparação do tradicional carreteiro, que encerra a programação da Fecarroz, também estão em licitação. A previsão é de investimento de R$ 16,2 mil e as propostas serão conhecidas no dia 2 de março. Serão adquiridos, por exemplo, 1.600 quilos de coxa e sobrecoxa de frango e 600 quilos, ou 120 pacotes de 5 quilos, de arroz parboilizado.

Além de 140 quilos de cebola e tomate, sete quilos de alho, 14 quilos de pimentão verde, 42 unidades de óleo de soja, 56 latas de 850 gramas de extrato de tomate, 28 quilos de sal refinado. Para servir o carreteiro, serão adquiridos ainda garfos plásticos, embalagens tipo marmita e guardanapos. Apenas estes três últimos itens estão orçados em R$ 3.845,00. Na última edição da Fecarroz, em 2016, foram 12 toneladas de carreteiro servidas para 5,5 mil pessoas.

Organização pede que grupos se inscrevam ao desfile da Fecarroz

A Festa Catarinense do Arroz é sempre marcada por dois desfiles: o festivo e o agropecuário. O primeiro acontece no dia 29 de abril, um domingo e o outro, no dia 1º de maio, terça-feira, feriado nacional. O desfile festivo está marcado para as 9h30min, ocupando trecho da Rua 11 de novembro, a partir da Prefeitura na direção do Centro Esportivo Municipal. Segundo a gerente de Cultura e Turismo, Maria Ivoni Campigotto Spézia, a ideia é envolver toda a comunidade nesse desfile, para mostrar a diversidade cultural e social de Massaranduba.

"Entidades, grupos, clubes, enfim, todas as manifestações existentes estão sendo convidadas a participar. Para boa parte delas faremos convites formais por termos os nomes e endereços, mas existem muitos que não temos". Ivoni pede que esses grupamentos se manifestem pelo telefone 3379-4647, ou pelo e-mail biblioteca@massaranduba.sc.gov.br. "Como será um desfile alegre, festivo, gostaríamos que todos participassem e comemorassem conosco na maior festa de Massaranduba, a nossa Fecarroz", finalizou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter