Algumas áreas já são plantadas, mas o preparo de solo está a pleno para a safra de arroz

Estima-se aumento entre 10 e 15% de área devido ao bom preço do produto.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Pelotas e Porto Alegre, prosseguem as atividades de preparo de áreas para o próximo cultivo. Na de Bagé, avançam as operações de sistematização. Em Quaraí, cerca de 85% das áreas sistematizadas já foram concluídas. As chuvas durante a semana ainda não foram suficientes para repor os reservatórios. Na Campanha estima-se que o volume de água armazenado se mantém 40% abaixo das necessidades para safra, e em parte da Fronteira Oeste a defasagem é de 20%.

O preço médio da saca de 50 quilos é R$ 85,00/sc., com elevação superior a 13% em relação à semana anterior. Na Regional de Pelotas, arrozeiros seguem planejando a nova safra e adquirindo insumos; mantêm-se otimistas com a tendência de continuidade dos preços atuais e com a perspectiva de elevação nas cotações do arroz em casca, principalmente com a intensificação das exportações. Os preparos estão antecipados para a nova safra.

Algumas áreas já estão dessecadas e prontas para a semeadura. Na de Porto Alegre, produtores realizam correções dos solos, preparam áreas nos sistemas de cultivo mínimo, convencional e pré-germinado e encaminham projetos de crédito rural para financiamento. Em algumas áreas já inicia o nivelamento para entrada da lâmina da água no sistema pré-germinado.

Estima-se aumento entre 10 e 15% de área devido ao bom preço do produto.

1 Comentário

  • Quem estima o aumento??
    Os Técnicos da Emater que nunca visitam os produtores ??
    Palhaçada essas projeções de aumento de área, sabem me..da nenhuma.!!
    Reservatórios muito abaixo dos anos normais, lagoa salgada, e 60 % de possibilidade de La Nina esta primavera e verão.
    Quem fizer loucura vai ter lavoura seca no mês de janeiro!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter