Produtores avançam no preparo das áreas no RS

Plantio já começou, ainda que timidamente, no Rio Grande do Sul, por causa das chuvas dos últimos dias e baixas temperaturas.

Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Bagé, Porto Alegre e Pelotas, se intensificam os preparos de áreas para o próximo cultivo. Na de Bagé, mesmo com as chuvas, os trabalhos de preparo pré-cultivo tiveram prosseguimento. Em Alegrete, onde o volume precipitado foi menor, aproximadamente 90% das áreas para a próxima safra já foram sistematizadas.

Apesar da ocorrência de chuvas nas duas últimas semanas, os volumes têm sido insatisfatórios para repor os reservatórios que estão abaixo dos níveis referenciais da safra passada. O preço pago chegou a R$ 90,00/sc. de 50 quilos, com elevação de 5,8% comparado ao da semana anterior.

Na de Porto Alegre, as chuvas frequentes acarretam atraso no preparo do solo para o plantio. Muitas áreas já estão prontas, aguardando o período recomendado pelo zoneamento agrícola. Produtores seguem buscando financiamento. Na de Pelotas, arrozeiros continuam o preparo antecipado das áreas. Algumas já estão dessecadas e prontas para semeadura. Em Rio Grande, já iniciou o plantio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter