Agricultores focam no preparo de áreas e plantio dos cultivos de verão

Na Região de Bagé, a água disponível nos reservatórios é fator limitante para o desenvolvimento da safra 2020-2021.

Os plantios dos cultivos de verão (soja, milho, arroz e feijão) avançaram nas regiões em que as precipitações não acarretaram em excesso de umidade do solo. De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Gerência de Planejamento e divulgado nesta quinta-feira (24) pela Emater/RS-Ascar, na região de Soledade há áreas de milho sendo semeadas, em emergência e em desenvolvimento vegetativo. Lavouras estabelecidas mais no cedo apresentam ótimo crescimento e desenvolvimento. E estão sendo realizados os tratos culturais de adubação nitrogenada em cobertura e o controle de plantas daninhas com produtos pós-emergentes.

Soja
Na região de Ijuí, segue lento o preparo das áreas de soja nas quais há cultura de cobertura de inverno. No momento, a atenção está voltada para o controle de ervas daninhas antes do plantio, conforme o manejo planejado das culturas antecessoras.

Arroz
Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Bagé, Pelotas, Soledade e Porto Alegre, produtores de arroz intensificam os preparos do solo e dão continuidade aos plantios. Na de Bagé, a água disponível nos reservatórios é fator limitante para o desenvolvimento da safra 2020-2021. As chuvas das três últimas semanas trouxeram pequena melhora nos volumes acumulados, mas ainda são insuficientes para atingir os volumes ideais.

Feijão
Nas regiões de Frederico Westphalen, Ijuí, Pelotas e Porto Alegre, segue o plantio do feijão. Na de Frederico Westphalen, parte da cultura semeada está em germinação, com as demais áreas em desenvolvimento vegetativo. Os produtores realizam adubações em cobertura.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter