A interação que faltava
BASF apresenta biológico que otimiza tratamento de sementes de arroz e soja
Na safra 2020/21 o Brasil cultivou cerca de 1,3 milhões de hectares de arroz irrigado. O Rio Grande do Sul representou cerca de 73% da produção orizícola do país. As médias de produtividade alcançaram patamares históricos graças a fatores como o clima favorável, maior uso de sementes certificadas, adoção de tecnologias, eficiência do manejo e ferramentas que proporcionam às plantas condições de expressarem seu melhor potencial produtivo.
Entre as inovações, o uso de produtos biológicos se torna indispensável ao controle de patógenos presentes em plântulas e no solo. Neste cenário, João Tonon que atua com Desenvolvimento Técnico de Mercados na BASF, destaca pragas, doenças e em especial os nematoides, parasitas que podem causar danos severos às plantas e reduzir em até 80% o rendimento dos cultivos.
O ataque de parasitas pode passar despercebido do agricultor por ser uma praga de solo que atua nas raízes das plantas. A ausência de controle permite aumentar os níveis populacionais ano após ano. Os sintomas variam de acordo com a densidade populacional e podem ser confundidos com deficiências nutricionais, como de nitrogênio. Verificados os sintomas, o diagnóstico ocorre com análise de solo e plantas.
Diante deste cenário, em seu portfólio de segurança aos cultivos a BASF apresentou ao mercado o Votivo® Prime, bionematicida com presença da bactéria Bacillus firmus CEPA I-1582, em formulação para o tratamento industrial de sementes (TSI). Ele possibilita o uso em multiculturas e garante praticidade e diferenciais conhecidos do TSI. Biológico, com efeito promotor de crescimento e registro para os principais nematoides daninhos, o produto pode ser usado nas principais culturas: soja, arroz, milho e algodão.
Tonon enfatiza que “o efeito no manejo dos nematoides ocorre por distintos mecanismos: produção de antibióticos, indução de genes de resistência e formação do biofilme que protege o sistema radicular inibindo a aproximação e ataque, evitando a infecção inicial”. As bactérias de Votivo® Prime utilizam os exsudatos radiculares como combustível para multiplicarem-se e colonizar as pontas das raízes, ponto de entrada dos nematoides na planta. Assim, os parasitas não têm chance de usar os açúcares ou aminoácidos para localizar as raízes, dificultando que o patógeno se estabeleça e reproduza.
O bioproduto proporciona melhoria no pH do solo pela metabolização dos exsudatos radiculares e contribui para a melhor interceptação e absorção de nutrientes como fósforo, potássio, nitrogênio. Estes revertem energia ao desenvolvimento das plantas. “Efeitos são visíveis nos primeiros dias após a germinação. Destaca-se o rápido e uniforme estabelecimento da lavoura, germinação e homogeneidade de estande, plantas vigorosas e tolerantes a possíveis estresses bióticos e abióticos”, agrega.
INTERAÇÃO
A interação simbiótica entre bactéria e planta proporciona uma indução de defesa pela ativação de diversas enzimas que irão auxiliar no combate às principias doenças, como Rhizoctonia solani. Isso impede que o fungo desenvolva-se nas raízes. Quando a infecção ocorre, o dano é minimizado pelo incremento da massa radicular proporcionada pelo produto.
Segurança multicultural
Destinado a diferentes culturas, Votivo® Prime é uma ótima ferramenta para os sistemas produtivos, e pode ser usado em rotação de soja em áreas de arroz. Na última safra essa prática de sistema foi representativa: a soja em terras baixas alcançou quase 40% da superfície arrozeira, antes exclusivas do arroz.
A prática tem por meta reduzir impactos e minimizar problemas causados pela monocultura arrozeira nestes ambientes, como plantas daninhas resistentes a herbicidas. Com a soja no sistema, tornou-se possível usar herbicidas com diferentes mecanismos de ação e reduzir casos de resistência, retomando a produtividade e o cultivo de áreas marginais.
“Ao observar o crescimento da presença de nematoides nas áreas, pode-se conectar a rotação arroz-soja, avaliando que o Votivo® Prime é indicado para ambos e contribui em reduzir a população dos parasitas”, destaca João Tonon, da BASF.
Esses cultivos usam em escala o tratamento de sementes industrial (TSI) e permitem ao agricultor acessar essa ferramenta e aproveitar benefícios como a segurança em iniciar a lavoura escolhendo a melhor tecnologia de segurança.
Soma de valores
O mercado indica crescente adoção dos agricultores pelo sistema de tratamento industrial de sementes (TSI) e o produto de destaque é o Standak® Top, referência no manejo de pragas e doenças presentes nas sementes, solo e plântulas. Além da garantia de melhor controle, enfatiza-se a facilidade de uso e alta seletividade química e física que proporciona trabalhar em mistura dos produtos biológicos sem prejuízo à população das bactérias. “A interação demonstra eficiente efeito sinérgico entre químicos e biológicos, eleva os níveis de controle dos patógenos e promove melhor desenvolvimento de plantas”, frisa João Tonon, da BASF.
O Instituto Phytus, referência em pesquisas em segurança aos cultivos trabalha com Votivo® Prime há três safras em soja e arroz. “Muito além do controle de doenças observado, em especial de Rhizoctonia solani e patógenos radiculares frequentes nas culturas, chama atenção o fato do bioproduto proporcionar incremento na parte aérea, sistema radicular, longevidade de cotilédones e, por isso, de produtividade”, destaca a coordenadora de Pesquisas, Caroline Gulart.
O especialista em Nematologia, Cristiano Bellé, conta que em áreas com infestação de nematoides e doenças radiculares foram observados, em distintos cenários, maior controle e produtividade, em especial pelo efeito de diluição dos danos observados no sistema radicular. “Promoção de crescimento e indução de defesa das plantas gerada pela ativação de enzimas são a principal vantagem”, descreve.
Portfólio
Com Votivo® Prime® no portfólio, a BASF amplia seu portfólio de ferramentas para tratamento de sementes. As soluções são desenhadas e customizadas de acordo com as necessidades do agricultor em um diagnóstico pré-estabelecido, entregando a melhor opção para as diferentes necessidades de cada lavoura. “A solução Standak® Top & Votivo® Prime é recomendada para a proteção inicial em campos de soja e arroz, contribuindo no manejo de nematoides, absorção de nutrientes, potencialização do enraizamento e desenvolvimento da parte aérea”, enfatiza João Tonon. Além da pela sinergia entre tratamento químico e biológico, há beneficios como plantas mais vigorosas, saudáveis e produtivas, resultantes uma solução sustentável e eficaz no controle de doenças, pragas, nematoides, além da promoção de crescimento, seletividade com foco em gerar renda ao agricultor.