Clima seco favoreceu avanço do plantio do arroz

 Clima seco favoreceu avanço do plantio do arroz

(Por Emater/RS) A área estimada de arroz pelo IRGA é de 862.498 hectares. A produtividade média esperada é de 8.226 kg/ha, perfazendo uma produção de 7.094.909 toneladas. O tempo seco ao sul do Estado favoreceu o avanço significativo na semeadura. Contudo, a baixa temperatura dos solos e a incidência de ventos fortes e constantes ao longo dos dias removeram rapidamente a umidade das camadas superficiais, o que deverá implicar diretamente na velocidade do processo de germinação e na emergência das plantas, podendo refletir em falhas ou desuniformidade no estande de algumas lavouras.

Na região administrativa da Emater /RS Ascar de Bagé, na Campanha, em Dom Pedrito, 65% da área prevista já está semeada, e na Fronteira Oeste, em Maçambará, 55%. No período, nos poucos momentos em que a ausência de ventos permitiu as pulverizações, foram realizadas aplicações de dessecantes e de herbicidas pré-emergentes nas lavouras que se encontravam próximas do ponto de agulha.

Na de Pelotas, já foram implantados 65% da área de intenção de cultivo. A semeadura é mais avançada em Turuçu, com 87%; em seguida, Santa Vitória do Palmar, 84%; e Pelotas, 82%. Os terrenos para cultivo já estão sistematizados, situação proporcionada pelas condições do tempo, com os dias ensolarados e com a boa drenagem dos solos, que permitiram o tráfego e as operações de máquinas nas várzeas.

Na de Porto Alegre, os produtores prosseguiram o preparo de solo e a semeadura tanto no sistema em solo seco como no pré-germinado. Iniciaram os tratos culturais subsequentes à semeadura, como o controle de invasoras e pragas, a aplicação de fertilizantes em cobertura e a irrigação. Foram registradas temperaturas abaixo do esperado para a época.

Na regional de Soledade, estima-se que a área semeada seja de 15%, predominando no sistema de semeadura pré-germinado. O preparo dos solos prosseguiu intenso, favorecido por tempo menos chuvoso nesta época.

Na de Santa Rosa, iniciou a semeadura do cereal. Algumas lavouras já estão em emergência, com uma população adequada de plantas.

Comercialização

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o valor médio diminuiu -0,57%, passando de R$ 75,22 para R$ 74,79.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter