Abertura da Colheita do Arroz reuniu 20 mil pessoas nos três dias de evento
Evento teve recorde de público: Foto: Jô Folha
(Por Nestor Tipa Jr, AgroEffective) Um público de 20 mil pessoas passou pela Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorreu de 18 a 20 de fevereiro. O número superou as expectativas da organização, que tinha uma estimativa de 16 mil pessoas, além de ter ultrapassado os números da edição de 2024, onde 15,3 mil visitantes passaram pelo evento.
Os visitantes vieram de 17 países e 18 Estados Brasileiros mais o Distrito Federal, que acompanharam mais de 100 horas de conteúdo nas diversas atividades que ocorreram em paralelo, no campo, no auditório, nas arenas e nos estandes. O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, salienta que a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas encerrou superando todas as expectativas. ”Tivemos um público extraordinário. É um evento consolidado e que cada vez mais é fundamental para que os produtores tenham sucesso nas suas atividades”, observa.
Outro ponto importante foi a solidariedade. A ONG Semear novamente foi a responsável pelo estacionamento da Abertura da Colheita do Arroz, com renda revertida para as ações da organização. Foi arrecadado um valor total de R$ 28,488 mil, que serão destinados para o pagamento do aluguel do espaço da ONG, além de outras ações em prol das crianças assistidas pela entidade. “Há sete anos já que a gente vem realizando esse trabalho em parceria com a Federarroz. E agradecemos muito, porque vamos conseguir manter a ONG um ano inteirinho de novo”, destaca a presidente da ONG Semear, Silvana Cunha.
E já está anunciada a data da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que novamente ocupará o espaço da Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, de 24 a 26 de fevereiro de 2026. Será o oitavo ano seguido do evento no local, consolidando o espaço dentro do calendário de eventos do agronegócio brasileiro.
A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas foi uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e apoio da Prefeitura Municipal de Capão do Leão. O evento deste ano teve como tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”.