Os preços do arroz nos supermercados japoneses mais que dobram em relação ao ano anterior
Alta dos preços gerou crise política e econômica no Japão.
(Por Planeta Arroz, com agências) Os preços do arroz continuam subindo nos supermercados por todo o Japão. Novos números mostram que eles mais que dobraram em relação ao ano anterior. Os consumidores esperam que a chegada iminente de reservas de emergência nas prateleiras das lojas ajude.
O Ministério da Agricultura diz que o preço médio de um saco de 5 quilos de arroz foi de 4.172 ienes, ou aproximadamente 28 dólares, na semana até 16 de março. Esse número é baseado em uma pesquisa com cerca de 1.000 supermercados.
O preço subiu 104 por cento ano a ano. Também subiu 2,3 por cento em relação à semana anterior, estendendo a tendência ascendente para uma 11ª semana consecutiva.
O ministério colocou arroz de estoques nacionais para uma primeira rodada de leilões no início deste mês. Mais de 140.000 toneladas foram vendidas. Os atacadistas participantes começaram a receber o grão na semana passada. Espera-se que ele comece a aparecer nas prateleiras das lojas em todo o Japão já nesta semana.
Funcionários de um supermercado na cidade de Fukui, no centro do Japão, dizem que planejam expor o arroz em um lugar de destaque. Eles dizem que receberam inúmeras perguntas de clientes sobre qual marca eles terão para venda e quando.
Uma cliente disse: “É melhor que o arroz leiloado seja mais barato do que o estoque atual nas lojas”.
Outro disse: “Não espero uma grande mudança. Vou continuar comprando como sempre faço.”
Analistas esperam que um saco de 5 quilos de arroz de emergência seja várias centenas de ienes mais barato que os preços atuais.