Equipe do Irga prepara atrações da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

 Equipe do Irga prepara atrações da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Tiago Sievert/Irga

(Por Danielly Engelmann, Irga) Prevista para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, em Capão do Leão, a 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) mais um ano, contará com o apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz.

As equipes do IRGA, já estão nos preparativos para as vitrines tecnológicas da autarquia no evento, os espaços, além de apresentarem o trabalho realizado pela pesquisa, também proporciona um ambiente prático de troca de experiência e conhecimentos com os produtores.

Plantio para abertura da colheita1
Equipes já realizam a semeadura de diferentes culturas

Com uma área maior, passando de 1.200m² no último ano, para 3.800m² na edição de 2026, as equipes já realizam a semeadura de diferentes culturas, sendo o foco principal, apresentar os avanços e possibilidades do Sistema Arroz RS14, com rotação de culturas e presença de gado na pastagem, bem como, demais opções do programa. Além disso, a divisão de melhoramento do IRGA também estará presente com as quatro cultivares mais semeadas e ainda, cinco futuros lançamentos.

Plantio para abertura da colheita
Área do IRGA será de 3.800m²

Durante reunião online com representantes da Federarroz nesta quarta-feira (05/11), também foi dialogado sobre as demais participações do instituto na programação, já estando confirmada a tradicional coletiva de imprensa para divulgação dos dados de semeadura da safra, bem como, participações envolvendo a campanha de incentivo ao consumo de arroz e as iniciativas de inovação e pesquisa que estão sendo desenvolvidas pelo IRGA.

Reunião Federarroz
A campanha de incentivo ao consumo de arroz e as iniciativas de inovação e pesquisa também fazem parte da programação do IRGA – Foto: Danielly Engelmann

O evento que tem como tema “Cenário atual e perspectivas – conectando o Campo ao Mercado”, reúne diversas lideranças, setores e comunidades rurais vinculadas à produção de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter