A China tem arroz e trigo suficientes para alimentar seu povo
O estoque atual de grãos na China está em um nível relativamente alto na história, e os dois principais alimentos básicos, trigo e arroz, respondem por mais de 70% do estoque total, disse ele. “Tomando o trigo como exemplo, os estoques continuam aumentando e podem atender a demanda de consumo por um ano e meio em meio às safras sucessivas”, acrescentou.
A China pode processar 1,5 milhão de toneladas métricas de arroz e 800.000 toneladas de trigo todos os dias.
Dada a forte capacidade de processamento de grãos e óleo, “o arroz e o macarrão processados diariamente serão suficientes para que todos os chineses comam por dois dias”, afirmou Qin.
Além disso, a China tem mais de 5.500 empresas de processamento de grãos para atender à capacidade de emergência, disse ele.
“Trinta e seis cidades grandes e médias podem garantir mais de 20 dias de estoque de grãos e óleo acabados”, agregou. Autoridades chinesas têm trabalhado muito no sentido de tranquilizar a população e difundir a posição de estoques depois que uma nova onda de Covid-19 alcançou a capital, Pequim, e outras províncias, e o governo recomendou que as pessoas se estocassem de produtos alimentares e de primeira necessidade. Isso gerou uma avalanche de compras de pânico em supermercados e deixou algumas lojas temporariamente desabastecidas. (*Com ECNS)