Por que se joga arroz sobre os noivos
A tradição de jogar arroz sobre os noivos na saída da igreja, logo após a celebração do casamento, teve origem, há mais de 4 mil anos em terras chinesas onde o grão é símbolo de prosperidade e fertilidade. Segundo uma antiga lenda da região, tudo começou quando um mandarim (alto funcionário público na China antiga) teria encomendado uma chuva de arroz para ser atirada sobre sua filha após a cerimônia de casamento, para demonstrar a todos sua riqueza e seu amor pela moça.
A partir daí, o gesto teria se espalhado pelo mundo todo – a ponto de dar origem à expressão “arroz-de-festa”.
No século XX, a milenar tradição chinesa foi atingida pela moda do politicamente correto nos países ocidentais: nos Estados Unidos, os noivos passaram a dar preferência a pétalas de rosas – ou outras flores. Uma das razões é que diante da miséria de tantas pessoas que morrem de fome no mundo, passou-se a considerar que jogar fora um alimento tão importante, não pareceria correto. No Brasil a tradição vem sendo substituída por confetes, bolinhas de sabão e flores.
No Japão e outros países da Ásia, a chuva de arroz está associada à fertilidade e o desejo de que os noivos tenham muitos filhos. O ato também está associado à humildade, pois marca o final da celebração lembrando que sem os antepassados e os agricultores que produzem o alimento não haveria festa e fartura para a nova família.