Arroz mutante

 Arroz mutante

Epagri apresenta o Andosan 114
.

As lavouras de arroz de Santa Catarina começam na safra 2005/06 a multiplicar sementes do primeiro arroz mutante brasileiro. A nova espécie se chama Andosan 114 e foi desenvolvida pela Epagri, de Santa Catarina. Os grãos que passaram pela mutação genética em 1993 foram selecionados e aprimorados nos últimos 13 anos, resultando a variedade que apresenta rendimento superior à cultivar Epagri 108, usada como testemunha nas lavouras experimentais do estado. 

O arroz Andosan 114 será cultivado na safra 2005/06 por 25 produtores que farão a multiplicação de sementes certificadas. Para a safra 2006/07, a Epagri colocará no mercado 15 mil sacos de sementes, suficiente para cultivar cerca de sete mil hectares. A variedade da Epagri pode ser considerada o mais recente avanço na busca por cultivares de arroz irrigado com elevado potencial produtivo, alto rendimento de grãos e qualidade culinária. 

PIONEIRISMO – O arroz Andosan 114 é o primeiro material brasileiro descendente de mutação induzida, um dos métodos de melhoramento utilizados pela Epagri na Estação Experimental de Itajaí, em Santa Catarina. A indução de mutação consiste da irradiação de sementes com raios gama. Este processo foi realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), em Piracicaba (SP), em 1993. O mutante Andosan 114 é resultado de cerca de 300 gramas de semente genética da cultivar IR 841 que foram irradiadas e cultivadas durante o processo de seleção e melhoramento das sementes.

– O nome da cultivar mutante é uma homenagem a Akihiko Ando, professor e pesquisador aposentado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), que utilizou raios gama para irradiar as sementes de arroz, induzindo a mutações gênicas.

– A mutação genética determina ampliação da variabilidade genética a partir de um único genótipo, possibilitando desta forma a obtenção de descendentes com características bem diferentes da planta original. O procedimento cria oportunidades de selecionar plantas com novas e melhores características.

 

Questão básica
Andosan 114 é uma cultivar de alto potencial produtivo (média de 10 mil quilos por hectare), porte baixo (um metro), resistente ao acamamento, alta capacidade de perfilhamento, ampla estabilidade de produção, resistência média à brusone, alto rendimento industrial e boas qualidades culinárias. Apresenta ciclo biológico longo (140 dias da emergência até a maturação) e bom desempenho de rebrote em regiões com potencial climático para o cultivo da soca.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter