Atualização do mercado de arroz dos EUA: o que vem pela frente no ano novo?
Embora o dólar americano não tenha perdido muito valor em relação ao baht tailandês, perdeu em relação a outras moedas.
Como esperado, durante o feriado houve movimentação mínima no mercado à vista. Os preços são amplamente relatados como laterais desde meados de dezembro, mas isso pode começar a mudar à medida que avançamos para o ano novo.
Já existe uma conversa crescente sobre os altos preços do feijão e do milho, que podem arrastar-se em 2.021 para a área de arroz nos EUA, a menos que o mercado comece a se desenvolver em um futuro próximo. Alguns acreditam que o ímpeto será influenciado pelas condições da safra de arroz no Mercosul, onde condições extremamente secas vão causar uma redução significativa na colheita de cada país.
A demanda de exportação de grãos longos caiu 4% no acumulado do ano, principalmente devido à queda de 10,5% na demanda de arroz beneficiado. Em termos de arroz, as vendas brutas estão no mesmo nível do ano passado, mas os embarques estão adiantados.
Embora o dólar americano não tenha perdido muito valor em relação ao baht tailandês, perdeu em relação a outras moedas. Com base no ICE Futures US Dollar Index, a moeda enfraqueceu mais de 5% desde outubro em relação às principais moedas globais.
Se o dólar americano cair ainda mais, pode haver oportunidades adicionais de exportação na América Latina, no entanto, para ganhar maior participação de mercado no Oriente Médio e na Ásia, o dólar terá que perder valor contra as principais origens de exportação asiáticas, como Tailândia, Índia e Myanmar.
Na próxima semana, o USDA lançará outro relatório de oferta e demanda agrícola mundial, bem como seu relatório de resumo anual de produção de safra, que publica a área real plantada, colhida e os rendimentos por tipo e estado de arroz. A indústria usa esses dados, além disso, para carry-in e importações para estabelecer um valor inicial de fornecimento definitivo.
A partir desse ponto, as remessas de exportação e beneficiamento domésticas podem ser deduzidas para determinar o estado do fornecimento de grãos longos dos EUA em qualquer ponto durante a campanha de comercialização.
Os preços asiáticos mostraram alguns sinais de melhora nas últimas semanas, já que quase todas as origens asiáticas registraram ganhos desde o início de dezembro. Embora a apreciação seja mínima, ela está presente e pode ser um indicativo do que está por vir nas próximas semanas.
Os futuros continuam relativamente estagnados; o contrato próximo suavizou um pouco no final de dezembro, mas agora está de volta a $ 12,45 por cwt e é acompanhado por níveis de contratos em aberto relativamente favoráveis, mas com um volume de negociação menor.