Chuvas amenizam situação das lavouras de verão
As chuvas dessa semana amenizaram a deficiência hídrica no Rio Grande do Sul. A informação vem da Emater/RS-Ascar..
As chuvas dessa semana amenizaram a deficiência hídrica no Rio Grande do Sul. A informação vem do levantamento semanal sobre as culturas e criações da Emater/RS-Ascar. No sul do estado, as precipitações oscilaram desde 0,6 mm, em Pelotas, até 34,9, em Santana da Boa Vista. Na região de Bagé foram registrados desde 15 até 70mm, com chuvas ocorrendo em todos os municípios.
No centro, norte e noroeste do estado as precipitações foram suficientes para amenizar a tensão dos agricultores, mas as pancadas foram com volume bastante desuniforme. Nas regiões do Alto Jacuí e Noroeste Colonial de Ijuí alguns dos chamados “bolsões de estiagem” foram parcialmente recuperados por precipitações que alcançaram até 90mm (em Crissiumal).
O arroz, com 1.016.213 hectares cultivados, de um modo geral foi favorecido pelas precipitações, embora de acordo com os técnicos da Emater/RS-Ascar as temperaturas relativamente baixas à noite e ao amanhecer causem alguma preocupação, em especial nas lavouras em floração (32%). Na Zona Sul (195.671 ha) não há registros de ocorrências que apontem possibilidades de perdas no rendimento, atualmente estimado em 5,5 toneladas por hectare.
Na Campanha e Fronteira Oeste (334.679 ha) as lavouras ainda não entraram em floração, apresentado bom desenvolvimento vegetativo, com alguns registros de ocorrências de brusone e de bicheira da raiz. Na região central (338.968 ha) as chuvas recuperaram o estoque de água nos açudes e arroios. Nos vales do Taquari e Rio Pardo (7,9 mil hectares), onde se espera um rendimento de 5,1 mil quilos por hectare, as lavouras apresentam boas condições e os preços ao produtor estão na faixa dos R$ 38,00 o saco de 50 quilos.