Colheita do arroz chega a 2,2% no país
(Por Conab) A colheita nacional de arroz avançou para 2,2% da área estimada nesta temporada 2022/23, segundo a Conab. São computados no levantamento os seis principais estados produtores do Brasil (Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que representam 88% do total produzido).
Os dados são do levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 18 de fevereiro. a semana anterior, a colheita estava em 1,8%. Em igual período do ano passado, o percentual já colhido nestes estados alcançava expressivos 7,8%.
Fica, portanto, evidente que há um atraso de 15 a 25 dias na maior parte das lavouras do Sul do Brasil, conforme tem sido verificado por técnicos e agricultores. Muitos deles, projetam que somente a partir de 5 de março a colheita gaúcha deverá ter maior expressão.
A principal causa apontada pelos agricultores é o frio da primavera no Rio Grande do Sul, que atrasou a germinação e estacionou o ciclo vegetativo, fazendo com que as plantas nascessem desparelhas e com maior dificuldade de desenvolvimento. A falta de umidade também atrapalhou o plantio e o estabelecimento dos estandes.