Comunidades Xavantes realizam primeira colheita de arroz em MT
(Governo do MT) Uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, Sindicato Rural de Primavera do Leste e Fundação Nacional do Índio (Funai), através do Projeto Independência Indígena, realizou a primeira colheita de arroz para subsistência e comercialização dos Índios da Etnia Xavante na região do Vale do Araguaia. O projeto foi lançado em 2019 e prevê a disponibilização de ferramentas para o manejo da plantação em uma área de 50 hectares entre os municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim.
A busca do Estado nessa ação é a independência dos índios em sua própria terra, sem esquecer a sua cultura, como explicou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.
De acordo com o presidente da Funai, Marcelo Xavier, o projeto disponibiliza ferramentas e maquinários utilizados no plantio e na colheita de alimentos além de promover a capacitação de indígenas em operação de tratores e práticas de cultivo.
O cacique Alexandre Tseretsá, liderança dos Xavantes, destacou a importância do Governo em apoiar a agricultura nas aldeias para garantir a sustentabilidade de alimentos.
Ao todo, mais de 3 mil xavantes serão beneficiados com essa ação. Participaram da solenidade, deputados federais, prefeitos e outras autoridades.