Copa do mundo do arroz

 Copa do mundo do arroz

Tolentino: o melhor das pesquisas em arroz no planeta

Em outubro a Tailândia sedia o
Congresso Internacional do
Arroz, que reunirá 2,5 mil congressistas
de todas as partes do mundo.

Em ano de Mundial, todos os olhos se voltam para… a Tailândia! Pois é, não estamos falando em Copa do Mundo de Futebol, mas do Congresso Internacional do Arroz, o maior encontro de cientistas e especialistas internacionais para compartilhar o que há de mais importante e inovador em tecnologias e pesquisas no planeta. O IRC 2014, na sigla em inglês, será realizado entre 27 e 31 de outubro de 2014 em Bangkok, na Tailândia, e terá como tema principal “O arroz para o mundo”, que tem foco no aumento da segurança alimentar para a metade da população mundial. Cerca de 2,5 mil cientistas, industriais, produtores e especialistas são esperados. A promoção é do Instituto Internacional em Pesquisas de Arroz (Irri), que tem base nas Filipinas. Interessados em participar, enviar trabalhos ou buscar mais informações devem acessar o site do congresso: http://ricecongress.com.

Bruce Tolentino, vice-diretor geral de comunicação e relações institucionais do Irri e um dos coordenadores do evento, destacou que o IRC 2014 será um grande fórum mundial de troca de ideias e experiências, melhoria de práticas e aprendizado sobre os últimos passos da ciência em busca de uma produção econômica, social, ambiental e culturalmente mais sustentável. “Também abordaremos questões-chave na indústria de arroz. E é também uma grande oportunidade de os participantes fazerem parte de uma comunidade de networking, contribuindo para as novas tendências e iniciativas científicas ligadas à orizicultura mundial”, enfatiza.

Tolentino acrescenta que o objetivo do evento é também promover a sinergia entre os diferentes elos da cadeia produtiva, especialmente os ligados à inovação e sustentabilidade, para enfrentarem desafios comuns em conjunto. A visão que se quer lançar sobre a tecnologia, garante, vai desde a inovação de práticas para os cultivos mais tradicionais até a fisiologia da raiz, a genômica, passando por novos produtos alimentícios à base de arroz, clima, mapeamento por satélite e sensoriamento remoto. “Dentro deste contexto, alcançaremos abordagens bastante específicas, buscando ligar as experiências de cada canto do mundo em projetos que unam as diversas expertises em prol da segurança alimentar mundial”, relata.

FIQUE DE OLHO
Segundo Bruce Tolentino, o IRC 2014 tem especial foco nos jovens pesquisadores, que terão oportunidade diferenciada de apresentarem os seus trabalhos. Esta modalidade está direcionada a pesquisadores de arroz ou estudantes de pós-graduação, mestrado ou doutorado com idade inferior a 35 anos. “Estes jovens devem pensar seriamente em apresentar seus trabalhos no IRC 2014”, alerta. Os autores dos resumos dos trabalhos para apresentação oral que forem selecionados com base no mérito receberão bolsas de viagens e inscrição gratuita. São esperadas 200 apresentações orais e mais de 800 pôsteres.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter