Emater/RS classifica arroz adquirido por empresas gaúchas

A Emater/RS-Ascar está realizando serviços de controle da qualidade do arroz em casca adquirido por sete empresas gaúchas.

A Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, está realizando serviços de controle da qualidade do arroz em casca adquirido por sete empresas gaúchas. A classificação dos grãos acontece durante todo o período de recebimento da safra 2004.

O volume a ser classificado é de 1,5 milhão de sacos, aproximadamente. O gerente de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Wanderlei Pereira, diz que o serviço favorece os agricultores e as empresas. “Os produtores têm a credibilidade da Emater/RS-Ascar, uma empresa neutra no negócio, aferindo a qualidade do produto. Já a empresa tem a segurança de que está remunerando de acordo com a qualidade do grão recebido”, explica.

Esse é o terceiro ano que a Emater/RS presta esse serviço, iniciado em 2002 com a Cooperativa de Arroz São Lourenço do Sul Ltda. Em 2003, o trabalho também foi realizado na Cooperativa Mista Agudense Ltda. (Coomag). Neste ano, os técnicos também estão atuando na Cooperativa Tritícola Cachoeirense (Cotricasul), de Cachoeira do Sul, Cooperativa Agropecuária de São Pedro do Sul Ltda. (Cooperagro) e Cooperativa Mista de Agricultores de Turupi Ltda. (Coomat), de São Pedro do Sul, Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul Ltda. (Sulleite) e Seara – Secagem e Depósito de Arroz Ltda., ambas de Santa Vitória do Palmar.

Os classificadores acompanham o recebimento de todo o grão adquirido, aferindo o grau de impureza e de umidade, a presença de arroz vermelho e preto e determinando o índice de grãos inteiros e quebrados. Pereira destaca a capacitação e a experiência dos técnicos na classificação do arroz.

AUDITORIA

Os técnicos classificadores da Emater/RS-Ascar também vão realizar a auditoria dos procedimentos de compra realizados pela Cooperativa Agrícola Cachoeirense (Coriscal), de Cachoeira do Sul. Pereira explica que a Emater/RS-Ascar vai verificar se a empresa está cumprindo os procedimentos acordados previamente para o processo de compra e venda do arroz. “Neste caso, os classificadores não estão presentes na indústria em tempo integral, mas realizam a auditoria eventualmente, através de amostragem”, afirma.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter