Epagri projeta estabilidade na área de arroz em Santa Catarina
(Por Conab) O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) lançou nesta quinta-feira (14), as estimativas iniciais da safra de verão 2023/2024. O produto que deve contar com a maior área plantada é a soja (1ª safra). O cultivo deverá ocupar 744,6 mil hectares, com uma produção estimada em 2,9 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 1,7% em comparação à safra passada.
As estimativas foram apresentadas pelo analista de socioeconomia e planejamento agrícola da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias. Segundo levantamento desse centro de pesquisa, o milho deve ocupar mais de 540 mil hectares, uma redução de 2,1%. Desse montante, 233,2 mil hectares deverão ser plantados para silagem e 308,5 mil hectares para a colheita do grão. A produção estimada de milho em grãos é de 2,7 milhão de toneladas, 1,2% maior que na safra anterior devido ao aumento da produtividade.
Arroz
O arroz irrigado tem a expectativa de manutenção da área cultivada (cerca de 145,7 mil hectares), bem como da produtividade em torno de 8,6 ton/ha. O cultivo desse grão iniciou em setembro no Estado, que conta com 30% da área plantada. A produção estimada é de 1,2 milhão de toneladas.