Estoques públicos de arroz crescem com as Opções

om o incremento de mais 366,1 mil toneladas, os estoques públicos de arroz passam de 672.314 toneladas, para 1.038.414 toneladas.

Entre abril e julho de 2009, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ofertou Contratos de Opção que permitiriam a venda de 878,5 mil toneladas de arroz para os estoques do governo, sendo 794,6 mil toneladas para produtores e cooperativas do Rio Grande do Sul e 83,9 mil toneladas de Santa Catarina.

Deste volume, no primeiro estado houve demanda para 634,0 mil toneladas (80% do total) e, no segundo, para 19,5 mil toneladas (23% do total). Nesta quarta-feira (14/10), a Conab divulgou oficialmente que o governo declara que vai efetivar a aquisição de 366,1 mil toneladas de Contratos de Opções nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com o incremento de mais 366,1 mil toneladas, os estoques públicos de arroz passam de 672.314 toneladas, para 1.038.414 toneladas. Esse volume é superior ao estoque de passagem total (público + privado) de arroz projetado para o fim deste ano-safra 2008/2009 em 815,7 mil toneladas.

O vencimento das Opções de arroz, a princípio, era para 1º de outubro. Porém, para estancar a retração das cotações em agosto, o governo atendeu ao pedido de representantes do setor produtivo e abriu a possibilidade de exercício em setembro. Assim, os produtores tiveram a possibilidade de vender ao governo a R$ 29,85 por saco de 50 Kg, CIF nos armazéns credenciados pela Conab, em setembro, ou a R$ 30,25 por saco de 50 Kg no início de outubro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter