Expectativa
Abertura da Colheita reunirá política setorial
e tecnologia
.
A Federarroz e a Associação de Arrozeiros de Restinga Seca (RS) estão ultimando os ajustes para a 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O grande momento do setor produtivo de arroz do Rio Grande do Sul acontecerá no Parque de Eventos de Restinga Seca, de 23 a 25 de fevereiro de 2012. Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, a Abertura da Colheita empreende seis meses de trabalho, contatos e ajustes de estrutura e da programação oficial. “O objetivo é fazer um evento ainda maior que o do ano passado, aumentar as parcerias, trazer mais produtores”, destaca.
Isso, segundo Renato Rocha, será possível por meio de uma programação que reunirá temas importantes de política setorial, na qual se incluem as conjunturas de safra e mercado e legislação ambiental, e também com a apresentação do melhor da tecnologia disponível – e futura – para as lavouras de arroz. “Além disso, haverá reuniões setoriais importantes e políticas, com a presença de autoridades estaduais e federais”, enfatiza.
Ainda segundo o presidente da Federarroz, o encontro em Restinga Seca possibilitará a discussão de uma política agrícola mais abrangente e eficaz para a lavoura arrozeira e a busca de alternativas e soluções para o momento de baixa rentabilidade do setor arrozeiro. “Para nós, a Abertura da Colheita não é uma festa, mas um momento de bastante trabalho, discussão, transferência de tecnologia e conhecimento para os produtores”, acrescenta o presidente da Associação de Arrozeiros de Restinga Seca, Cláudio Possebom.
Ele lembra que há uma evolução contínua e novidades em termos de insumos e de máquinas, e isso tudo estará em exposição na 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “A estrutura do parque é muito boa, a lavoura da abertura já foi plantada, assim como a Vitrina Tecnológica, que nesta edição contará com 12 empresas parceiras”, destaca. No momento, a estrutura do parque está sendo ampliada, com a construção de quatro prédios em alvenaria. No local, no último dia 8 de outubro, houve a 8ª Abertura Oficial do Plantio da Safra, em sua edição 2011/12. O secretário nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, anunciou uma série de medidas de apoio ao setor, bem como um estudo para analisar soluções para o impacto das assimetrias do Mercosul no mercado brasileiro de arroz. Os arrozeiros esperam conclusões e propostas, a partir deste estudo, já na Abertura da Colheita.
PERFIL
Participarão da Vitrina Tecnológica da 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz as seguintes empresas: Basf, Bayer, Cooplantio, Dow AgroSciences, Dupont, DVA, Embrapa Clima Temperado, FMC, Iharabras, Irga, Syngenta e a Timac Agro. A lavoura com 2,9 hectares, onde acontecerá a solenidade oficial de abertura da colheita do Brasil, no Centro de Eventos de Restinga Seca, foi semeada em 11/10. Além das tecnologias do Projeto 10, do Irga, foram utilizadas sementes de alto rendimento da variedade Irga 425.