Fator Ibope
Conab projeta área e produção de arroz entre queda e avanço, no melhor estilo das margens de erro do Ibope nas eleições.
Claro que o levantamento realizado em outubro ainda é precoce para indicar “na tampinha” o resultado final da safra, mas o padrão utilizado neste segundo levantamento lembra as “margens de erro” do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nas últimas eleições gerais. A única certeza dos analistas oficiais é a de que a produtividade média deverá crescer em 3,4% no atual ciclo da cultura, elevando-se de 5.095 quilos para 5.271 quilos por hectare, especialmente pelo maior rendimento por área das lavouras de arroz irrigado do Sul do Brasil. Com o atraso do plantio no sul do Brasil por conta das chuvas em excesso no Rio Grande do Sul principalmente, o indicador de produtividade poderá ser ajustado para baixo nos próximos estudos.
Com base nas estimativas da Conab, a produção nacional na safra 2014/15 pode cair 2,5%, para 11,86 milhões de toneladas colhidas, ou até mesmo crescer 8,2%, podendo gerar 13,2 milhões de toneladas, crescendo 1 milhão de toneladas frente às 12,2 milhões produzidas na temporada 2013/14. As principais ressalvas do levantamento nacional são o clima e a rentabilidade em algumas regiões, na comparação com outras culturas. No Centro-Oeste, o uso do arroz de terras altas para recuperar pastagens degradadas que serão direcionadas ao cultivo de milho e soja também é uma realidade. Então, arrisque seu palpite!