Foco ajustado

Fenarroz ajusta o rumo
e busca uma edição mais
profissional e de negócios
.

A 17ª Feira Nacional do Arroz 2012 (Fenarroz) acontecerá entre os dias 22 e 27 de maio em Cachoeira do Sul (RS). A data, por si, já mostra um novo perfil do evento, que em suas mais recentes edições vivia uma crise de identidade entre ser uma festa popular e uma feira de negócios. Após consultar expositores, patrocinadores e mesmo o público, a equipe do novo presidente, Luis Alberto da Silva, optou por ajustar o rumo e buscar uma edição mais curta – ao interesse dos expositores e visitantes de negócios -, profissional e com foco na comercialização e apresentação de tecnologias e soluções para a cadeia produtiva do arroz.
Uma das cartadas do novo presidente foi buscar para sua equipe o secretário-executivo do Sindarroz-RS, César Augusto Gazzaneo, que já costurou apoios importantes nos segmentos público e privado para dar sustentação a um evento de fôlego, possivelmente um Fórum Internacional da Cadeia Produtiva do Arroz, e a uma rodada de negócios. Em 2011/12 o Brasil deve consolidar-se como o sexto maior exportador de arroz do mundo e está entre os 10 grandes importadores, movimentando cerca de 2,8 milhões de toneladas do grão com o mercado internacional.

Algumas das principais empresas do Brasil e da América do Sul em tecnologias para a indústria de beneficiamento guardam seus principais lançamentos para a feira, o que será a grande atração do evento. “Há um contexto histórico envolvido, mas também há uma preocupação em programar atividades de conteúdo técnico e de negócios, que são os grandes temas de interesse dos expositores, visitantes e a própria razão de ser da Fenarroz. A modernização e adequação da feira a uma nova realidade é um processo natural”, considera Gazzaneo. Quase 90% dos estandes de exposição já estão vendidos. De terça-feira a sexta-feira a Fenarroz terá sua programação dirigida aos negócios. No final de semana agregará atrações à comunidade regional. Ainda assim, os promotores separaram os espaços destinados aos estandes da feira técnica dos pequenos comerciantes, segmentando as áreas.

QUESTÃO BÁSICA

Na edição de 2010 a Fenarroz registrou um público aproximado de 150 mil visitantes, mais de 300 expositores de todos os ramos e negócios que giraram cerca de R$ 200 milhões durante a feira. Entre as novidades apresentadas, máquinas e soluções para a lavoura do arroz com tecnologias desenvolvidas na França, Suíça, Inglaterra, China, Japão, Itália, Holanda, Argentina e Estados Unidos. A Fenarroz é hoje o maior evento do setor orizícola da América Latina e o segundo em importância do gênero no mundo, atrás apenas da feira de tecnologia arrozeira em Nice, na França, segundo a FAO, agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

O Parque Dr. Ivan Tavares

. Área de 10 hectares
. Pavilhão de expositores com 1.857,60 metros quadrados de área locável
. 20.558,40 metros quadrados de área externa para expositores
. Auditório para 200 pessoas
. Ginásio de eventos com capacidade para 6.000 pessoas
. Restaurantes
. Praças de alimentação
. Estacionamento para 700 veículos

Fonte: Fenarroz

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter