Incógnita tailandesa

 Incógnita tailandesa
A FAO anunciou que a Índia superou a Tailândia no comércio mundial em 2014 e manteve-se como maior exportador, com 11,3 milhões de toneladas contra 11 milhões. Mas projeta que em 2015 a Tailândia, com 18 milhões de toneladas em estoque, alcance 11,2 milhões de toneladas vendidas contra 9,3 milhões dos hindus. A Associação de Exportadores da Tailândia (Trea, na sigla inglesa) prevê 8,5 milhões de toneladas, pois os leilões mensais de 1 milhão de toneladas não tiveram a saída esperada. Além disso, a retração do comércio internacional e das cotações na Ásia, desvalorização das moedas de seus clientes e má qualidade de parte das reservas afetarão o desempenho.


A conta-gotas

Pelo terceiro ano consecutivo a seca afeta o Vale de Sacramento, que produz 95% do arroz na Califórnia, Estados Unidos. O vale deve reduzir 30% do uso de água na irrigação por ordem do governo, o que reduzirá de 100 mil a 150 mil hectares semeados. Na temporada passada houve queda 567 mil para 434 mil hectares plantados. Devem ser cultivados menos de 300 mil hectares. Os produtores lançaram uma campanha informando a equivalência de uso de água do arroz e de outras culturas e atividades industriais, mas é grande a pressão popular pela economia do recurso.


Sem parar

O Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (Irri) e seus parceiros liberaram 28 novas variedades para oito países da Ásia e da África em 2014. As cultivares possuem traços de alto rendimento e tolerância a estresse, que pode ajudar os agricultores a superarem as alterações climáticas em seus ecossistemas orizícolas. As variedades liberadas são tolerantes ao alagamento (Índia), à seca e para áreas de arroz de sequeiro (Nepal) e toleram a salinidade (Gâmbia e Filipinas). São mais de mil modernas variedades de arroz em 78 países desde a fundação do Irri, em 1960.

Quase da vaca
A empresa Sanavita, da área de produtos funcionais e suplementos alimentares, anunciou o lançamento de uma bebida de arroz “tão gostosa quanto o leite de vaca”, apesar de ser natural e nutritiva. A bebida Arroz + Fibras, em pó, tem fórmula 100% vegetal e é livre de glúten e lactose, sem adição de açúcares e sem conservantes. É uma alternativa para pessoas com intolerâncias alimentares, vegetarianos, veganos e para quem está em dietas restritivas, de emagrecimento ou para quem quer optar por um estilo de vida saudável.

Mais leve
Portaria publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul por órgãos ambientais autoriza a liberação, pelos agentes financeiros, do custeio para a safra 2015/16 mediante apresentação do protocolo de renovação de licença de operação para irrigação de arroz. Valerá o pedido de renovação da licença de operação junto da última licença emitida. Outra regra publicada dispensa, para acesso a financiamento, o licenciamento ambiental e necessidade de outorga do direito de uso de água para a safra 2015/16 aos produtores inscritos no cadastro de informação, cidadania e ambiente (ICA).

Longping: surpresas do super híbrido

Super
Essa, Yuan Longping, o pai do arroz híbrido, não esperava: uma queda massiva na produção de mil hectares em seis cidades da província de Anhui, na China, provocada por um tipo de brusone, uma doença fúngica, foi registrada em linhagens do super arroz híbrido Liangyou 2093, desenvolvido por sua empresa. A quebra chegou a 90%. O material genético é anunciado como tolerante à doença, mas mostrou-se suscetível. A empresa argumentou que o clima foi muito adverso à cultura, mas terá que substituir a variedade por outro híbrido de alto rendimento e ressarcir os prejuízos.

Orgânico
Com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, foi aberta oficialmente no dia 22 de março a colheita do arroz orgânico, em Eldorado do Sul (RS). A área cultivada sem defensivos no estado alcança 5 mil hectares em 16 assentamentos. Essa lavoura cresce 20% ao ano e na última safra representou 480 mil sacas de 50 quilos (23,8 mil toneladas) e 500 famílias. O preço obtido costuma ficar 15% acima do grão convencional. O produto se destina à merenda escolar, feiras comunitárias e supermercados. Os assentados também inauguraram uma unidade de secagem e armazenagem de grãos para 100 mil sacas de arroz.

Prestígio: presidenta visitou os assentados

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter