Irga divulga ranking do beneficiamento de arroz 2022
(Por Sérgio Pereira/Irga) O Irga divulgou nesta quinta-feira (11) o ranking de arrecadação das 50 principais indústrias beneficiadoras e de exportação de arroz do Estado do Rio Grande do Sul com base em dados da arrecadação em operações do exercício de 2022. No ano passado, foram beneficiadas 5.545.152 toneladas de arroz no estado.
A relação traz o número de unidades ativas das indústrias, o total beneficiado por cada uma das 50 empresas (em sacas e em toneladas), o percentual de participação no mercado de beneficiamento de cada indústria e o percentual acumulado. A relação foi produzida e revisada pela Seção de Política Setorial, um dos departamentos da Diretoria Comercial do Irga.
Arroz beneficiado é aquele que passa por processo industrial e se encontra desprovido, no mínimo, da sua casca, até estar disponível para consumo. A operação de beneficiamento envolve o descascamento, o polimento, a separação de quebrados, a separação de grãos com defeitos, a recomposição para a tipificação (tipo do arroz) e a embalagem, conforme o livro “Arroz de A a Z”, de Gilberto Wageck Amato.
Não houve mudanças significativas na primeira parte da tabela, com a Camil Alimentos, Josapar, Arrozeira Pelotas, Pirahy Alimentos e Urbano Agroindustrial ocupando as primeiras posições. A lista com todas as indústrias que operaram no ano passado não foi divulgada ainda, apenas uma com as 50 primeiras colocadas no ranking.
Confira as dez primeiras colocadas
1ª Camil Alimentos S/A
2ª Josapar – Joaquim Oliveira S/A Participações
3ª Arrozeira Pelotas Indústria e Comércio de Cereais Ltda
4ª Pirahy Alimentos Ltda
5ª Urbano Agroindustrial Ltda
6ª Cooperativa Tritícola Sepeese Ltda – Cotrisel
7ª Pilecco Nobre Alimentos Ltda
8ª Engenho A.M. Ltda
9ª Cooperativa Agroindustrial Cooperja
10ª Dickow Alimentos Ltda
Fonte: Irga