Lavoura vai aumentar
Centro-oeste deve recuperar um pouco de área
.
O primeiro levantamento de intenção de plantio de arroz no Brasil para a safra 2006/2007 da Safras & Mercado projeta aumento de 1,9% da área cultivada no país. Segundo o levantamento, na Região Sul, a área plantada deverá recuar 0,3%, enquanto que no Centro-oeste a projeção é de um aumento de 8,4% da lavoura, destacando uma recuperação de 10,6% da área plantada no Mato Grosso. No Nordeste também deve haver uma elevação de 1,4%, informa o analista Tiago Sarmento Barata.
As projeções de plantio podem sofrer alterações por conta de uma série de fatores que influenciam na decisão do produtor. Nos dois maiores produtores do Brasil, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, algumas particularidades fazem com que a área do cereal se mantenha praticamente estável nos últimos anos.
As características do solo de várzea impedem a substituição por outras culturas. Tiago Barata explica que a definição, no entanto, se dará em função de três fatores-chaves: disponibilidade hídrica, resultados na comercialização da safra anterior e expectativa de mercado para 2007.
“O efeito dos baixos preços de mercado pode ser compensado pela expectativa de um cenário mercadológico mais favorável em 2007. No entanto, há um grande passivo no setor, que pode dificultar o acesso ao crédito”, lembra o analista da Safras.
Nos demais estados, outros fatores são considerados. Com a possibilidade de substituir o arroz por outras culturas, aspectos relacionados a essas alternativas devem ser avaliados. O cultivo de soja no Centro-oeste deve reduzir em função dos prejuízos acumulados pelos sojicultores e pela expectativa pessimista para o mercado na próxima safra.
Por ser uma cultura de menor custo e com previsão de um mercado mais favorável, o arroz passa a ser uma alternativa muito interessante, principalmente se for somada à possibilidade de estabelecer uma rotação em áreas velhas e recuperação de pastagem. As principais opções, no entanto, ainda são algodão, cana-de-açúcar e pecuária.