Muita expectativa, poucas certezas
Safra 2004/2005 pode manter ou aumentar a área plantada com arroz.
Faltando pouco mais de 30 dias para o início do plantio da safra 2004/2005, há no Brasil um clima de muita expectativa e poucas certezas. A empresa Safras & Mercado trabalha com expectativa de um aumento de 2% na área plantada. No Rio Grande do Sul, que responde por quase 50% da produção nacional, a intenção de plantio depende da recuperação das barragens da fronteira e campanha, que apresentam déficit. A lavoura gaúcha é determinada pela disponibilidade de água para irrigação.
No Mato Grosso, apesar do desânimo dos produtores com os preços, a lavoura poderá aumentar pela abertura de áreas. No norte e nordeste do Brasil também há constante abertura de novas áreas e aumento nos investimentos em tecnologia, por isso a produtividade também vem demonstrando incremento. Para o consultor Aldo Lobo, em uma avaliação positiva a produção brasileira poderá bater um novo recorde e totalizar 13,16 milhões de toneladas, incremento de quase 8% em relação às 12,2 milhões de toneladas que a empresa indica como resultado da safra 2003/2004.
A posição da Safras & Mercado, no entanto, não é unânime. O presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Mato Grosso, Ângelo Maronezzi, trabalha com números mais pessimistas. Segundo ele, o estado poderá reduzir a área por causa dos baixos preços pagos ao produtor até agosto, tendência que deve se manter no segundo semestre. O diretor de mercado da Federarroz, Marco Aurélio Marques Tavares, crê que a área, diante do cenário de agosto, no máximo deverá ser repetida.