No Brasil, semeadura já chega a quase 60%
(Por Planeta Arroz) Levantamento divulgado nesta terça-feira, 7 de novembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, indica que o Brasil já tem 57,4% da área de arroz prevista semeada. No RS, em razão aos elevados volumes de chuvas, a semeadura está atrasada em relação à safra anterior. As lavouras situadas nas margens de rios e arroios têm sido alagadas, prejudicando o semeio e em algumas áreas exigindo ressemeadura.
Em Santa Catarina as operações de plantio estão evoluído, mas a nebulosidade tem atrasado o desenvolvimento das plantas. As lavouras estão em sua maioria em desenvolvimento vegetativo e as operações de adubação de cobertura vêm sendo realizadas. No Maranhão, as lavouras estão, principalmente, em estágios reprodutivos e a colheita atingiu 31% da área irrigada.
Em Goiás, a semeadura alcançou 41% da área prevista pela companhia. As lavouras estão, na maioria, em estágio de desenvolvimento vegetativo e em boas condições sanitárias. Em Mato Grosso e no Tocantins as operações chegaram a 21% e 25% da área estimada, respectivamente. Em razão do baixo volume de chuvas a semeadura tem progredido lentamente e em áreas com umidade adequada.