O show do arroz

 O show do arroz

Dornelles: Abertura da Colheita ganha status internacional

Abertura da Colheita, em Cachoeirinha, pauta a agenda do setor e mostra
o melhor da cultura na Estação do Irga
.

 As duas principais entidades arrozeiras dos produtores do Rio Grande do Sul, a Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), se uniram para realizar a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e apresentar o que há de melhor na cultura, bem como pautar a agenda da política agrícola e técnica setorial para 2017/18. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.

O destaque do primeiro dia do evento, a quinta-feira (16 de fevereiro), a partir das 10h, é a reunião da Câmara Setorial do Arroz, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além de uma análise da situação do mercado e dos cenários da safra, estarão em pauta a reformulação das regras do seguro rural, para atender às reais necessidades da lavoura, e a abertura de mercados para o arroz nacional. Atualmente, conforme matéria publicada na última edição de Planeta Arroz, o seguro rural não contempla as necessidades dos arrozeiros, não cobrindo ou atendendo apenas parcialmente as perdas da lavoura. Nos bancos oficiais ainda há, mesmo que de maneira ilegal, a imposição da compra do seguro para a liberação dos financiamentos de custeio.

Fóruns técnicos, palestras, debates e dinâmicas de lavoura e de máquinas e equipamentos se somam à programação, que espera a visita do ministro Blairo Maggi para o evento oficial de início da colheita no sábado, dia 18 de fevereiro. Durante os três dias do evento a programação também prevê a realização de fóruns técnicos e de mercado e apresentação da vitrina tecnológica – com quase duas dezenas de empresas de insumos apresentando tecnologias de ponta para o cultivo de arroz, soja e milho em áreas de várzea e lançando variedades, resultados e comportamentos de processos de irrigação, drenagem, fertilização, controle de pragas e sistemas de manejo.

Paralelamente também acontecerão reuniões do conselho do Irga, da Federarroz, da Confederação de Entidades Latino-Americanas de Arroz (Celarroz) e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e visitas de comitivas da América do Sul e da América Central. O presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, explica que o evento, por sua relevância, ganhou caráter internacional. “Há muito tempo temos visitantes estrangeiros, até porque a tecnologia gaúcha tornou-se referência para os países do Mercosul. Para este ano ampliamos este intercâmbio e além de caravanas de produtores teremos palestrantes internacionais na programação oficial”, frisa.

Na quinta-feira, a partir das 15h, no painel “Brusone: problemática da doença, soluções do Irga, dificuldades, o papel das cultivares, de onde está vindo a resistência” haverá a participação de Fernando Correa, doutor em fitopatologia e líder do programa de arroz do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), da Colômbia. No dia 17, sexta-feira, às 16h45min, quem vai abordar o “Mercado de arroz das Américas” é o palestrante Jeffrey Fajardo López, economista e diretor-executivo da Câmara das Indústrias do Arroz (Induarroz), da Colômbia.

FIQUE DE OLHO
A programação completa da 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está em http://www.federarroz.com.br/colheita/programacao.html.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter