Ótimo começo

 Ótimo começo

Mostardas: show de tecnologia na Abertura da Colheita

Federarroz abre a colheita do arroz com muito
sucesso em Mostardas .

Antes de completar seu primeiro ano à frente da entidade, a diretoria da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) passou com louvor por sua primeira prova de fogo: a organização da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, realizada entre 20 e 22 de fevereiro de 2014, em Mostardas (RS). O evento teve mais de 8 mil visitantes, número acima da expectativa dos organizadores, e alcançou o maior volume de comercialização desde que foi criado: R$ 7 milhões em transações que envolveram equipamentos, máquinas e insumos.

Outra surpresa foi a confirmação do então secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, presente na programação em Mostardas e com quem a cadeia produtiva negociou todas as suas demandas, como novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Sem dúvida, saímos fortalecidos da 24ª Abertura, seja pela demonstração de união da cadeia produtiva e, especialmente, dos arrozeiros, pelo apoio maciço das entidades e instituições regionais, pelos resultados comerciais e técnicos do evento e pelas construções político-setoriais”, define o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles.

A 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz aconteceu no Parque Zé Terra, do Sindicato Rural de Mostardas, um dos parceiros da promoção, juntamente com Farsul, Irga e Prefeitura Municipal, sob organização da Federarroz e da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares. O presidente da entidade local, Alexandre Azevedo Velho, destaca a participação da comunidade regional e das entidades, bem como da área técnica do evento. “Tecnologia de ponta e que está modificando o perfil da orizicultura gaúcha, como o cultivo de milho e soja em várzea, sistemas inovadores de irrigação e manejo de insumos foram apresentados por 12 empresas líderes, chamando a atenção de produtores de diversos municípios, estados e até mesmo de outros países”, explica.

Para Henrique Osório Dornelles, o momento de estabilidade de preços e, principalmente, da demanda foram importantes para que o evento promovido pela Federarroz obtivesse este êxito. “A expectativa de uma comercialização em bons níveis de preços e estabilidade da demanda do arroz brasileiro colaboraram para dar maior confiança ao arrozeiro para realizar novos investimentos”, reconhece. Além das áreas de máquinas, equipamentos e insumos, um setor que teve bastante interesse dos integrantes da cadeia produtiva foi o de pós-colheita, envolvendo equipamentos, sistemas e estruturas de armazenagem.

FIQUE DE OLHO
A 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz deverá acontecer em Tapes, na Planície Costeira Interna à Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, no final de fevereiro de 2015. Alguns expositores já anteciparam a reserva de espaço para o evento em razão dos bons resultados obtidos em 2014.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter