Plantio do arroz avança no Rio Grande do Sul
(Por Emater/RS) Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, Santa Maria e Porto Alegre, produtores seguem o preparo de solo nos locais que preveem a implantação em sistema pré-germinado. Em virtude das chuvas intensas, não puderam avançar nas atividades inerentes a outros sistemas de cultivo e que requerem condições adequadas de umidade.
Na de regional de Bagé, o volume de chuvas acumulado ao longo de setembro foi o mais expressivo do ano, repercutindo na recuperação dos níveis de água das barragens.
Em São Borja, estima-se que tenham sido semeados 5% dos 38 mil hectares previstos. O índice só não é superior devido ao excesso de umidade dos solos. Na região de Santa Maria, as primeiras lavouras de arroz em Dona Francisca já estão sendo plantadas em sistema pré-germinado. Na de Porto Alegre, havia áreas em preparo em localidades nas quais a dificuldade de drenagem deixou-as cobertas por água. Naquelas previamente inundadas para a semeadura em sistema pré-germinado, há
áreas semeadas.
Comercialização (saca de 50 quilos)
Conforme o levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do arroz teve redução de 1,09%, passando de R$ 74,98 para R$ 74,16.