Plantio do arroz avança no RS com boas condições climáticas
(Por Emater/RS-Ascar) Nas regiões da Emater/RS-Ascar de Bagé, Pelotas e Soledade, as boas condições do clima, associadas a umidade ideal do solo para o plantio e trânsito das máquinas agrícolas, favoreceram o avanço do plantio da nova safra. Na regional de Bagé, os índices de semeadura são variáveis e tem ápice de 95% de implantação em Barra do Quaraí e Uruguaiana. Já em Dom Pedrito, estima-se o plantio de 55% do previsto e em São Gabriel cerca de 30% das lavouras semeadas.
As áreas já plantadas estão em fase de estabelecimento inicial. Os produtores que ainda não realizaram o plantio trabalham no preparo do solo e construção de taipas em nível. As pulverizações de herbicidas dessecantes e com ação pré-emergente também foram realizadas ao longo da semana nas áreas em fase de germinação.
Na de Pelotas, estão semeados 69% do total a ser cultivado. Os produtores de arroz estão com seus reservatórios de água na capacidade máxima, permitindo o plantio das áreas totais de acordo com a quantidade de água disponível para todo o ciclo produtivo do arroz irrigado. As áreas que ainda serão semeadas já foram dessecadas, estando, portanto, com as lavouras prontas para a continuidade na semeadura do arroz. Contudo, os produtores já sentem a elevação do custo de produção do arroz irrigado.
Na de Soledade, estima-se que a área semeada até o momento seja de 35% em relação a área total a ser cultivada na região. O tempo firme na maior parte da semana favoreceu a semeadura em áreas com sistema de semeadura em solo seco. As lavouras apresentam boas germinação/emergência, estande de plantas e sanidade. Os cursos d’água, nascentes e reservatórios estão com bons níveis de água.
Comercialização (saca de 50 quilos)
O levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar identificou uma redução na cotação da saca de arroz de 0,74%, passando de R$ 72,85 para 72,31/sc., em média no Estado.