Polícia Federal vai investigar possíveis irregularidades envolvendo leilão para compra de arroz importado
(Por Conab) Nesta quinta-feira (13), o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, determinou à Corregedoria-Geral da estatal a imediata abertura de processo de averiguação de todos os fatos envolvendo o leilão para a compra de arroz beneficiado importado. A companhia também solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Polícia Federal uma análise de todo o processo envolvendo o leilão.
Conforme informa a Conab, as medidas têm como objetivo garantir toda a transparência no processo.
Cancelamento do leilão
O Governo Federal informou, nesta semana, o cancelamento do leilão para compra de arroz importado, realizado pela Conab na última quinta-feira (06), e que arrematou cerca de 263 mil toneladas do grão. De acordo com a companhia, a medida teve por objetivo buscar mais segurança jurídica e técnica para uma operação deste porte.
Segundo o comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), a anulação foi feita devido a questionamentos sobre as capacidades técnicas e financeiras por parte das empresas vencedoras. Também foi informado que os mecanismos estabelecidos para leilões serão revisados.