Presidente da Farsul defende redução da lavoura para evitar preços baixos em 2026
(Por Geovana Jacobsen, Acústica FM) Em entrevista ao programa Conexão Rural, da Acústica FM, deste sábado (27), o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, recomendou aos produtores de arroz reduzir a área plantada para conter a queda dos preços do grão. Segundo ele, os estoques de passagem devem superar 2 milhões de toneladas neste ano, o que manterá os valores em patamar baixo.
O produtor citou como exemplo a própria lavoura, que decidiu diminuir pela metade. “Com juros altos, plantar arroz para vender a R$ 50 é inviável”, afirmou. Ele acrescentou que, se não houver redução voluntária da produção, o arroz poderá ser vendido ainda mais barato no próximo ano.
Pereira, criticou a política de estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para ele, a formação de grandes estoques não resolve o problema do setor e contribui para manter os preços achatados. Ele também mencionou a exportação recorde de arroz pela Índia, estimada em 40 milhões de toneladas neste ano, como fator que amplia a oferta mundial do grão.


