Produtores uruguaios perderam 400kg de arroz por hectare devido às cheias
(Por Planeta Arroz) Os produtores de arroz do Uruguai estimam que desde o início das fortes chuvas de março, até o final da colheita nos últimos dias de maio, perderam pelo menos 400 quilos de arroz por hectare devido às intempéries e às cheias, que afetaram principalmente a parte oriental do país, a região de maior produção. Leonardo Olivera , diretor da Associação dos Produtores de Arroz (ACA), garantiu à Telemundo que os produtores locais estimam perdas em até 60 mil toneladas a menos do que o esperado.
“Temos 99% da colheita já colhida, neste momento ficamos com 1% com problemas de inundação. Não conseguimos fazer essa colheita”, disse Olivera e acrescentou: “Desde que começaram as tempestades, em meados de março e abril, que é onde geralmente colhemos, avaliamos que estamos perdendo cerca de 400 quilos por hectare, cerca de 60 mil toneladas”.
Nesse sentido, Olivera disse que o plano de reparação das estradas rurais do governo “não chegou a tempo”, uma vez que a colheita está praticamente terminada. “Estamos a tentar que comecem o mais rapidamente possível a
reparar aquela estrada que foi destruída. Tivemos a colheita mais longa dos últimos tempos”, lamentou.
“Estamos a comercializar bem, há procura, temos 55% ou 60% da colheita comercializada e com bons preços, desse lado bons”, comemorou o representante da ACA apesar do contexto adverso. A situação nos departamentos de Treinta y Tres e Rocha “está cada vez mais difícil” segundo os produtores locais, devido às inundações do rio Cebollatí e da lagoa Merín.
Em maio o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) decretou emergência agrícola.
O Uruguai vende arroz para 34 países. Os principais compradores são Europa e Brasil. Este ano foram plantados 148 mil hectares e cada um rendeu cerca de 8,8 mil quilos, segundo dados ainda extraoficiais da ACA.