Qualidade
A unidade de Blumenau (SC) da Bühler Sanmak recebeu a certificação ISO 9001, concedida pelo Bureau Veritas. Trata-se de uma norma internacional relacionada à gestão da qualidade, aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores. A empresa atua há 32 anos na fabricação e comercialização de selecionadoras de grãos por cores, oferecendo uma variada linha de produtos que atendem beneficiadores de arroz e é líder de mercado no Brasil.
Nota técnica
A Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul emitiu nota técnica solicitando ações de governo para amenizar os problemas do setor e devolver a competitividade à lavoura gaúcha. Uma das demandas principais da nota é um programa nacional de repactuação das dívidas arrozeiras, que chegam a R$ 3,1 bilhões, mas o órgão setorial pede também a proposta de uma nova pauta política para o arroz, o fim da guerra fiscal entre os estados com o estabelecimento de alíquotas de ICMS compatíveis e a volta do PIS/Cofins sobre o arroz importado (o que já ocorreu). Também solicitam o estabelecimento de cotas de salvaguarda nas importações do produto. Agora, o setor espera a manifestação do governador Tarso Genro e de seus encaminhamentos junto ao governo federal.
Internacional
Acordos de cooperação firmados entre o presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, e os diretores do Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (Irri, sigla em inglês para Internacional Rice Research Institute – Filipinas), Robert Zeigler, e do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat- Colômbia), Ruben Echeverría, reforçarão o intercâmbio de informações científicas sobre o arroz nos próximos anos. Entra em execução o programa Embrapa-CGIAR Xchange, que levará cientistas brasileiros para atuarem com equipes de excelência no desenvolvimento do arroz. O Grupo Consultivo para Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), que assina o programa Xchange, tem, entre outras, uma linha de pesquisa sobre o arroz C4, um novo tipo de planta, com maior capacidade de fotossíntese, que poderá gerar aumento da produtividade e resistência à seca, entre outras vantagens.
Arroz doce
A maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, Cosan, associou-se na área de alimentos com a Camil, maior indústria de arroz do Brasil. Com isso, o grupo assume 11,72% de participação na empresa criada em Itaqui (RS), mas agora com sede em São Paulo e ramificações no Uruguai e no Chile. Com a associação, a Cosan ganha um sócio líder no varejo de alimentos. A transação reúne marcas fortes nos seus respectivos segmentos, criando uma empresa líder nos mercados de açúcar, arroz e pescados. A parceria engloba marcas importantes, como União, Camil e Coqueiro, que serão consolidadas em uma única empresa “líder nos mercados de açúcar, arroz e pescados”, segundo a Cosan.
Setorial
O estado de Santa Catarina formou sua Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, em solenidade na Assembleia Legislativa que contou com mais de 50 lideranças do setor. O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, considera que a instalação do órgão faz com que o estado avance na consolidação da rizicultura e estruturação do setor. A Câmara será um fórum permanente de discussão, de construção de políticas públicas com a presença de arrozeiros e cada elo da cadeia produtiva e da sociedade civil organizada.
Energia
A empresa Alimentos Zaeli firmou parceria com o Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) e investirá R$ 25 milhões na sua unidade de Uruguaiana (RS) até o final de 2013. Os investimentos incluem a implantação de uma usina termoelétrica para a geração de três megawatts de energia limpa e sustentável por meio do consumo da casca, gerado pelo beneficiamento do arroz. A empresa também investirá em uma nova linha de produção de arroz parboilizado pelo sistema induss. Valdemir Zago, presidente da empresa, acredita que o empreendimento tornará a indústria mais eficiente no processo produtivo, com economia de energia e menor custo de produção.
Mudança
A RiceTec, empresa líder no mercado de híbridos de arroz no Brasil e na América Latina, está transferindo sua unidade de produção de sementes (UPS), que ficava no estado de Roraima, para Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. O gerente de pesquisa e produção da RiceTec, Daniel Silveira, explicou que a mudança se deu pela dificuldade de logística em Roraima para enviar sementes ao mercado consumidor e de compra de insumos, bem como as excelentes condições de clima e solo do município sul-mato-grossense, adequadas à produção de sementes de alta qualidade e sem risco de contaminação pela inexistência de outras lavouras de arroz na região. A produção começa no ciclo 2012/13 em 400 hectares, mas vai chegar a 4 mil hectares em alguns anos.