Sindarroz oitentão
O Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz – RS) promoveu um jantar no hotel Sheraton, em Porto Alegre, em dezembro passado para marcar a passagem de seus 80 anos. Comandado pelo presidente Elton Doeller, o jantar reuniu 250 empresários e lideranças do setor para uma noite de homenagens, reconhecimento e confraternização. Entre os homenageados, os ex-presidentes Alfredo Treichel, Nilo Trevisan e Elio Coradini e os funcionários César Gazzaneo e Lia Strohschoen, ela, há mais de 35 anos atuando como secretária da entidade.
Nova direção
A Mosaic, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados – 20 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, anunciou a conclusão do processo de aquisição das unidades de fertilizantes da ADM (Archer Daniels Midland) no Brasil e no Paraguai por 350 milhões de dólares. Como resultado desse investimento, a produção da Mosaic na região aumentará de 4 para 6 milhões de toneladas ao ano. Além disso, a empresa passa a ter 13 unidades industriais próprias e o quadro de funcionários passa a contar com 1.500 colaboradores em sua totalidade.
Caramujo
A expansão do sistema de cultivo de arroz pré-germinado na Depressão Central, que soma mais de 30 mil hectares, gera seus impactos. Preocupa aos produtores o aumento considerável da população de caramujos, inclusive em outros sistemas de cultivo, e a dificuldade de controlá-los. O uso indiscriminado de praguicidas foi detectado pelo Ministério Público em algumas lavouras e levou a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente a realizar consulta aos centros de pesquisas, que confirmaram a inexistência de produtos registrados no Ministério da Agricultura para controlar a praga. O controle precisa ser feito por microbacia, e não apenas por lavoura.
Compras
A Camil Alimentos, maior beneficiadora de alimentos da América Latina, com receita anual de R$ 3,5 bilhões, no dia 28 de novembro concluiu a aquisição da totalidade das ações da peruana Romero Trading. Em comunicado a investidores, a Camil não informou o valor desse negócio, mas em suas demonstrações financeiras referentes ao trimestre encerrado em maio passado a companhia indicou que a transação seria fechada por US$ 29,3 milhões. A Romero atua na comercialização de arroz, açúcar e outros grãos no Peru sob as marcas Paisana, La Serranita, Don Calixto, Burgués, Ferom, Arroz del Norte e Arroz Tropical. Enquanto isso, a própria Camil está sendo negociada, mas com valores muito superiores a esses.
FAO premia arroz da Epagri
O programa de melhoramento genético de arroz irrigado desenvolvido na estação experimental da Epagri de Itajaí foi agraciado com um prêmio de mérito concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Iaea). O laurel reconhece a contribuição da Epagri para a segurança alimentar e desenvolvimento agrícola sustentável através do uso da mutação induzida no melhoramento de plantas. O programa iniciou em 1976 e já lançou 20 novas variedades de arroz irrigado. Em Santa Catarina, 85% da área é cultivada com variedades da Epagri.
Ricetec tem novidade para mostrar
I Líder na produção de sementes de arroz híbrido de qualidade, a RiceTec está ultimando nesta safra os preparativos para lançar novo produto. Com foco na produtividade de lavoura e alto rendimento de engenho, a cultivar associa características singulares e desejáveis para o atual momento da orizicultura gaúcha: tolerância a doenças, especialmente brusone, e elevada resistência a fitotoxicidade. Com isso, garante maior tranquilidade no uso da tecnologia Clearfield, mesmo em anos com condições climáticas desfavoráveis.
II A nova cultivar se une, no portfólio da RiceTec, ao Avaxi CL, dirigido às zonas temperadas e ao controle do arroz vermelho, e ao Inov CL, que há três anos tem comprovado grandes resultados em produtividade, qualidade industrial e de cocção. Tanto que registrou um crescimento no mercado de 20% para a atual temporada. A semente será apresentada na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Tapes, de 5 a 7 de fevereiro, na qual a RiceTec terá um estande na área de exposição e uma estação na Vitrine Tecnológica.