Uruguai revê intenção de plantio e reduzirá área de arroz
(Por Planeta Arroz) Depois de projetar o aumento de área para esta temporada, ainda durante a colheita da safra passada, reconsiderar para estabilidade ainda maio, a Associação dos Cultivadores de Arroz do Uruguai (ACA) divulgou nesta quarta-feira (14/9) que haverá redução na superfície semeada pelos arrozeiros da República Oriental. A intenção de plantio, atualizada, para a safra orizícola 2022/23 apresentará um corte de 2,5%, com a previsão de uma superfície semeada de 159,7 mil hectares no ciclo que está começando.
Na temporada 2021/22 as lavouras uruguaias atingiram 163,8 mil hectares, portanto a redução será de 4,1 mil hectares. A maior parte destes será direcionada ao cultivo de soja em terras baixas, assim como algumas zonas tradicionalmente dirigidas a pousio e pecuária extensiva.
O presidente da ACA, Alfredo Lago, explicou que alguns fatores foram fundamentais para a tomada de decisão dos arrozeiros uruguaios, entre eles o aumento dos custos e os menores preços definidos em negociação com a indústria para esta temporada. Houve uma retração para US$ 10,50 por saca nesta temporada, depois de a safra passada ter remunerado o produto em US$ 11,50. Os menores preços internacionais, que obrigaram o Uruguai até mesmo a exportar arroz em casca, quando seu perfil é de grande exportador mundial de arroz beneficiado “higher quality” implicaram na diminuição das lavouras que são recordistas em produtividade no Mercosul.
O Norte do Uruguai já iniciou o plantio da safra de arroz 2022/23 e a expectativa é de que a produção supere os 1,45 milhão de toneladas com produtividade média pouco inferior a 9,4 mil quilos por hectare.