Andinos fecham acordo de comércio com os EUA

Peru, Equador e Colômbia acertaram um acordo de livre comércio com os Estados Unidos que inclui o arroz como produto a ser comercializado.

Peru, Equador e Colômbia negociaram um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, num encontro qualificado de “histórico”. O representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick, declarou que em uma etapa posterior a Bolívia também estará incluída.

Os Estados Unidos têm tratados bilaterais de livre comércio com oito países no mundo, incluindo os latino-americanos Chile e México, e já completaram negociações com cinco países da América Central e com a República Dominicana. Também buscam chegar a um acordo com Panamá.

O arroz poderá compor um acordo de 20 anos. O Brasil está tentando concretizar vendas de arroz em casca para o Peru e um acordo que elimina impostos poderá fazer com que os Estados Unidos joguem parte de seu excedente de arroz neste país latino-americano, que importará, só em 2004, 300 mil toneladas do produto. Atualmente, cerca de 70% do produto importado pelo Peru tem por origem o Uruguai e a Ásia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter