Arroz e feijão: alívio no bolso não freia queda no consumo em 2025

 Arroz e feijão: alívio no bolso não freia queda no consumo em 2025

(Por Planeta Arroz) Mesmo com uma queda próxima de 50% nas lavouras e quase 35% nos supermercados, o arroz segue perdendo espaço para alternativas como pratos super processados ou fast-foods.  Em novembro, o preço médio do arroz caiu expressivos 34,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o feijão ficou 13,1% mais barato. Ainda assim, o consumo seguiu em retração: as vendas em unidades recuaram 1,7% para o arroz e 3,9% para o feijão, movimento observado ao longo de todo o ano de 2025. Os dados são da Scanntech, uma das líderes em inteligência de dados para o varejo e a indústria de bens de consumo na América Latina.

Apesar da expressiva retração de 28,6% no preço médio, na comparação entre novembro de 2025 e o mesmo período do ano passado, o consumo recuou 2,7% em unidades, contribuindo diretamente para o segundo pior desempenho de faturamento da cesta de mercearia básica ao longo de 2025.

A tendência também aparece na análise de novembro versus outubro, quando o arroz teve redução de -2,2% de preço, com recuo de -2,7% nas vendas em unidades, comparado ao mês anterior. No mesmo período, o feijão registrou leve alta de preço (+0,9%) e uma queda ainda mais intensa nas unidades vendidas (-4%).

Os dados reforçam uma mudança estrutural no comportamento do consumidor. A redução do tamanho das famílias, a urbanização, rotinas cada vez mais aceleradas e a busca por praticidade, além das tendências de saudabilidade, são fatores que podem ajudar a explicar essa transformação.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter