Edições: Edição 20 - Novembro de 2006

Arroz em rede

11 indústrias somam forças no sul do Brasil . Se a união faz a força, a ação em rede tem se tornado uma importante estratégia organizacional e de mercado para um grupo de 11 indústrias de arroz do Rio Grande do Sul: a Rede Arrozeiras do Sul. Trata-se de uma aliança estratégica estabelecida a partir […]Leia mais

Contaminado Made in USA

Arroz OGM afeta exportação norte-americana. As exportações de arroz dos Estados Unidos estão sob suspeita desde que Japão e Europa identificaram em suas importações a contaminação de produto norte-americano pela variedade transgênica Liberty Link 601 (LL-601), da Bayer. O país asiático suspendeu a compra. A variedade, tolerante ao Glifosate, não é autorizada para plantio ou […]Leia mais

Híbrido dobra área no Brasil

RiceTec lançará nova variedade no sistema Clearfield . O Brasil dobrou a área plantada de arroz híbrido para a safra 2006/2007. Pioneira e líder na produção de arroz híbrido no Brasil, a empresa Rice Tec forneceu sementes para cerca de nove mil hectares de lavouras, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Argentina […]Leia mais

Demorou, mas melhorou

Preços tiveram recuperação só no 2º semestre. Conforme expectativa dos analistas de mercado, o segundo semestre de 2006 vem sendo mais positivo para a cadeia produtiva do arroz no Brasil. Tiago Sarmento Barata, da Safras & Mercado, destaca que historicamente não há novidade nenhuma nisso: “Faz parte da sazonalidade do preço do arroz no mercado […]Leia mais

Lançada publicação do censo da lavoura arrozeira do RS

A geração de 37 mil postos diretos de trabalho é um dos resultados apurados pelo Irga no Censo da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul 2005. A pesquisa, além de confirmar a importância social da cultura, determina o estágio de desenvolvimento das regiões orizícolas estaduais. O censo identificou 9.032 lavouras, distribuídas em […]Leia mais

A hora da qualidade

O consumidor determina o futuro do arroz. A cadeia produtiva do arroz no Brasil está consolidando alguns conceitos de qualidade que provocaram uma verdadeira revolução no processo produtivo. Da lavoura ao prato, cada elo da cadeia arrozeira envolvida no processo precisou ajustar-se às novas tendências, determinadas pelos modernos conceitos de qualidade estabelecidos pelo consumidor. Com […]Leia mais

Varejo não acompanha alta do campo

Recuperação de preços não chegou ao consumidor . Os produtores de arroz estão comemorando a recuperação dos preços recebidos pelo cereal em casca. Os consumidores podem não estar cientes do comportamento dos preços no campo, mas continuam felizes porque, nos supermercados, os preços pouco se alteraram no último ano. Segundo pesquisa exclusiva conduzida pelo Projeto […]Leia mais

Parboilizado

A Pampasul Alimentos Ltda, de Rio Grande (RS), investirá R$ 4 milhões para implantar uma nova unidade de beneficiamento de arroz parboilizado e uma fábrica de rações a partir dos subprodutos e resíduos da industrialização. O projeto está em análise no Fundopem. A proposta é que em 2007 entrem em funcionamento as novas unidades, com […]Leia mais

Amido determina qualidade culinária

. Os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão Carlos Magri Ferreira, Beatriz Pinheiro da Silveira, Ivan Sérgio Freire de Sousa e Orlando Peixoto de Morais, no livro “Qualidade do arroz no Brasil: evolução e padronização”, dizem que os padrões de qualidade do arroz variam de acordo com a cultura da região ou país onde o […]Leia mais

O comércio internacional de arroz no Mercosul

O grande mercado consumidor da produção orizícola do Mercosul permanece sendo o Brasil. As distorções causadas pela “guerra fiscal” entre as unidades da federação brasileira e as diferenças cambiais existentes entre os países do bloco reduzem a competitividade do arroz nacional frente aos competidores do Mercosul. Por isso, mesmo nos anos em que a produção […]Leia mais

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