Edições: Edição 49 - Fevereiro de 2014

O paradoxo africano

Brasileiros descobriram que é mais difícil manter um mercado do que abrir. Em 2013, a decisão da Nigéria de parar de importar arroz para estimular a produção local abalou o mercado exportador brasileiro. O país africano estabeleceu uma norma tributária que exige das indústrias brasileiras o pagamento de US$ 350 para cada tonelada embarcada para […]Leia mais

Farinha de arroz: uma opção pedindo passagem

Uma vez produzida(*), a farinha de arroz está disponível para seguir alguns caminhos na desejável busca de agregação de valor à cadeia produtiva do grão. Entre as centenas de opções de uso, a farinha pode ser enquadrada em dois grupamentos: alimentar e como insumo para obtenção de derivados (álcool e amido pré-gelatinizado). Optou-se por exemplificar […]Leia mais

Operação Nigéria

Brasil quer voltar a exportar ao país africano que já foi o seu maior cliente no passado, mas em 2012 criou barreiras tarifárias . Desde 2006, o Brasil, que era um dos 10 maiores importadores de arroz do mundo, tornou-se também um dos maiores exportadores, chegando a alcançar a sexta posição no ranking. Ficou atrás […]Leia mais

Superar os gargalos, encontrar o equilíbrio

Arroz no navio é garantia de preços rentáveis ao produtor nacional. Na análise do presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Lineu Schardong, que também é diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), as exportações de arroz são fundamentais para manter o equilíbrio dos preços no mercado interno, […]Leia mais

O desafio da temporada árabe

Brasil trabalha para consolidar presença no Oriente Médio . A grande expectativa do mercado para 2014 é consolidar a sua presença no mercado do Iraque, que em novembro do ano passado anunciou o fim do embargo ao arroz brasileiro por meio de uma negociação intermediada pela Abiarroz junto à Câmara de Comércio Brasil – Iraque. […]Leia mais

Progressão geométrica

China pode mudar o perfil do comércio mundial . A onda de importação da China, o maior país produtor, consumidor e, agora, comprador de arroz no mercado mundial, é causada pelo forte aumento no consumo do país. E este pode ser o começo de uma grande mudança no mercado mundial de arroz. Esta nova arquitetura […]Leia mais

Sob nova direção

Pesquisador assume a Embrapa Arroz e Feijão com nova equipe diretiva. O pesquisador Flávio Breseghello tomou posse oficialmente como chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão no dia 6 de fevereiro. A solenidade foi realizada às 10h, na sede da unidade de pesquisa, em Santo Antônio de Goiás (GO), e marcou o início da nova gestão, […]Leia mais

Movido a mercado

Exportar é preciso para quem almeja ser protagonista no mercado internacional. Há 10 anos, quando produzia 6 milhões de toneladas de arroz, o arrozeiro gaúcho sabia que os preços ao longo do ano mal pagariam os custos de produção. Era uma procissão de lideranças de chapéu na mão para sensibilizar o governo federal. Hoje, quando […]Leia mais

Estamos no caminho certo!

Em janeiro de 2013, iniciamos as atividades do projeto Brazilian Rice, portanto, neste início de 2014 estamos completando um ano de atuação. Conveniado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e a Associação Brasileira das Indústrias de Arroz – Abiarroz, o Brazilian Rice tem como objetivo principal a promoção das exportações […]Leia mais

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