Novos destinos para o arroz brasileiro

Abiarroz e a Apex Brasil apresentam o balanço do programa internacional
de promoção do arroz brasileiro
.

Em maio de 2012, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), assinaram, em Cachoeira do Sul (RS), o convênio do Projeto Setorial para 2012/13.

A solenidade fez parte da programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, que foi concebido com o objetivo de oferecer às empresas do setor informações sobre o trabalho de promoção de exportações realizado pela Apex-Brasil e sobre como os empresários podem ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela agência.

O convênio, que prevê o investimento de R$ 2,6 milhões nas ações do projeto, tem como objetivo promover comercialmente o arroz e seus derivados no mercado internacional e desenvolver a indústria do arroz.

Como resultado deste trabalho, foram identificados os principais gargalos e as oportunidades a serem exploradas pelas indústrias brasileiras para a promoção do arroz no mercado externo. Foram gerados, também, estudos de mercado para determinar os oito países-alvo que receberão ações promocionais do projeto. São eles: África do Sul, Angola, Nigéria, Espanha, Jordânia, Arábia Saudita, Cuba e Chile.

Definidos os mercados, estratégias já estão sendo articuladas para o início das ações de promoção. O projeto já contratou empresa especializada para o desenvolvimento do site. No dia 17 de abril, durante a Expoarroz 2013, houve o lançamento da marca Brazilian Rice, que será utilizada para a promoção comercial do arroz em todas as ações que serão desenvolvidas no âmbito do Projeto Setorial.

As ações promocionais envolvem participações em feiras, missões, rodadas de negócio, tudo com a chancela da Apex, que goza de grande prestígio em eventos internacionais congêneres. A Apex financia o projeto por meio do pagamento de estandes e espaços para exposição nas feiras, apoio técnico e staff especializado – tradutores, recepcionistas, disponibilização de traslado para os eventos, etc.

A Abiarroz está disponibilizando, em parceria com o Irga e a Fiergs, cursos de capacitação para exportação. Nas ações promocionais do projeto, a empresa arcará tão somente com despesas referentes à passagem, hospedagem e alimentação do seu representante.

AÇÕES
A primeira ação do projeto em 2013 foi a Rodada de Negócios, realizada durante a Expoarroz, com a participação de compradores internacionais de Cuba, Costa Rica, Guatemala, Espanha, Peru , Antigua e Estados Unidos.

A participação das empresas oportunizou o contato com compradores internacionais, que espelharam suas demandas e expectativas com relação a negócios com o Brasil. Esta oportunidade abrirá caminhos para que as empresas possam participar de eventos como a Copa do Mundo, Fórmula Indy e Projeto Carnaval, oferecidos pela Apex dentro do projeto. “A participação no projeto vai além do interesse em exportar, pois comporta, também, a percepção de mercado e das tendências que determinarão a competitividade das empresas, inclusive no mercado interno”, avaliou o presidente da Abiarroz, André Barretto.

FIQUE DE OLHO
Além do Projeto Comprador, realizado também durante a Expoarroz, as demais ações previstas para este ano são as seguintes: Projeto Vendedor África do Sul – Cidade do Cabo, em julho, Missão Feira Anuga e Projeto Vendedor Espanha, em outubro.

Conforme André Barretto, da Abiarroz, desde fevereiro deste ano, estão sendo oferecidos cursos de capacitação voltados a empresas de diferentes graus de maturidade exportadora, com o objetivo de promover a internacionalização do arroz mediante a participação do maior número de indústrias e cooperativas no desenvolvimento do projeto.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter